sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"Vamos!Continue Firme!Muito bom!

Olá amigos,

dia 31 de dezembro de 2010: o ano novo está prestes a chegar. Neste dia pensamos em muitas coisas, fazemos um balanço do que foi o ano (eu ainda nao fiz o meu)e o que queremos para o futuro ano. Agradecemos pelo que foi e pedimos para que seja!
Mas, sei que todos já devem ter feito tudo isso, entao vou falar de...
Fui ao mercado comprar algumas coisinhas, e vi que a Rambla (depois vou falar sobre as Ramblas) estava um pouco agitada:normal para o último dia do ano. Mas percebi que as roupas é que nao eram normal para um dia de,digamos,festa. Vi algumas pessoas vestidas com roupa de ginástica e até aí nao tinha me dado conta do que se passava até que vi (a prefeitura fica em frente ao mercado)os equipamentos e preparativos de uma corrida: aqui será sempre bom falar "maratón"; pois corrida em espanhol é outra coisa.
Uma maratona, igual à de Sao Paulo. É claro que, guardadas as devidas proporçoes. E nao podemos errar o santo:Sao Paulo dá nome à cidade e à maratona, Sao Silvestre. Fui ao mercado e depois pensei em dar uma volta e ver a maratona. Quando cheguei de volta os corredores já tinham largado e só tinha o pessoal esperando os maratonistas voltarem e ver quem chegaría primeiro. Continuei andando, e comecei a pensar na Maratona de Sao Silvestre de Sao Paulo. Hoje a prova é realizada de dia, mas antes era à noite e me recordo que falava que se nao fosse à noite, eu participaria(boa desculpa). Hoje, eu ainda nao pensei em uma boa desculpa, mas realmente gostaria de correr na Sao Silvestre, só uma vez já estaria bom.
Andando pelas ruas de Sant Cugat, resolvi passar por uma rua que ainda nao conhecia (perto de uma praça) e por causa da praça, entrei à direita e segui subindo e dei de frente com uma rua com os maratonistas de Sant Cugat. Fiquei por alí, na calçada e junto de um grupo de pessoas que batiam palmas para os corredores e me senti em Sao Paulo: muita alegria de todos os corredores e do público (pequeno, em relaçao à Sao Paulo). Quando cheguei ali, os corredores já eram os amadores:que realmente estao alí porque gostam e participando com alegria e interesse em vencer limites "próprios". Adultos, jovens, idosos, crianças: grupos de amigos, famílias inteiras (vi um pai com seus três filhos adolescentes), duplas de amigos, duplas de brincalhoes(com fantasias de papai noel), casais, solteiros, corredores acompanhados e sozinhos. Mas todos estavam juntos naquele momento e todos recebiam as mesmas palmas e gritos de incentivo.
Depois que o último passou, fui embora e fiquei pensando qual sería o nome da Maratona de Sant Cugat:possivelmente o nome da cidade,que já é de um santo. Tao rápido confirmei o nome, a curiosidade chegou empatada: Maratona de Sao Silvestre!
Sao Silvestre, também? É!
Por quê?
Bem, vamos lá:
Sao Silvestre, também podemos dizer: Papa Silvestre I,que foi um dos primeiros santos canonizados sem sofrer martírio. No seu pontificado, que foi durante o reinado de Constantino I, deu início a "Paz na Igreja",aconteceu o Primeiro Concílio de Niceia (325), a construçao das Basílicas de Sao Joao de Latrao e de Sao Pedro em Roma e mais...
E de quando a quando durou o seu pontificado? Entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335.Isso mesmo: Sao Silvestre faleceu no dia 31 de dezembro, data em que a igreja comemora o seu dia.
Bem,e aí? poderíamos perguntar, nao?
Quando estava vendo os corredores passar, fiquei pensando na força de vontade e persistencia daquelas pessoas:nao sao profissionais, mas estao ali tentando fazer o percurso. Vi pessoas que pareciam que estavam muito cansadas, mas continuavam e creio que tinham em mente realizar aquela prova, passando pelos obstáculos e acreditnado que era possível, pois de alguma forma se prepararam para isso: estou falando de uns 40 minutos de prova aproximadamente. Vi até o último passar, que a família que estava ao meu lado o esperava: era o patriarca da família, talvez com uns 70 anos por aí. Ele estava bem, alegre e confiante que o que importava era participar, conquistar a maratona e nao vencê-la.A família o esperou e saudou a sua passagem com palmas e os filhos (acho que eram) correram uma parte junto com ele, animando mais ainda. Em Sao Paulo, que tem a mais popular corrida de Sao Silvestre da América Latina, e creio que também o seja do mundo, os corredores também tentam (em nível internacional)competir com grande motivaçao: para os profissionais(quero dizer, para aqueles que conseguem um patrocínio pequeno, pois muitos trabalham em outras atividades)é uma prova importante para a carrera e para os amadores,vários motivos os levam até lá:participar, festejar, passar por desafios, brincar, criticar, expressar-se de uma maneira ou de outra; conquistar e realizar.
Taí, conquistar e realizar: duas palavras que Sao Silvestre também soube torná-las realidade. De acordo com textos que li sobre Sao Silvestre, era um homem piedoso e simples.Sua simplicidade e maneira humana de ser, o ajudou a conviver com um imperador ousado (aqui, esta palavra terá o significado de mandao, que gosta de mandar e se sentir o tal)e ao mesmo tempo garantiu que pudesse fazer várias conquistas e realizaçoes: basta ler sobre tudo o que o Papa Silvestre I fez para confirmar as suas conquistas e realizaçoes.
Em um dia em que desejamos a todos conquistas e muitas realizaçoes, é possível encontrar ligaçoes entre maratonas, corredores, Sao Silvestre e ano novo. Se misturamos tudo, encontramos mensagens diversas para cada um que se prepara para o novo ano que se aproxima.
Conquistar sem necessariamente vencer, realizar sem necessariamente ser o dono, o tal.
Neste dia 31 de dezembro de 2010, desejo que cada um tenha conquistado e realizado a sua maratona e que tenha a vontade e a garra renovada para mais uma maratona, a de 2011 que se inicia daqui a pouco.
"Isso mesmo!"
"Vamos!"
"Continue firme!"
"Muito bom!"

2 comentários:

  1. Oi Zé,
    Obrigada pelo seu blog! Você conseguiu um jeito de podermos participar de suas vivências! Gostei de tudo e principalmente de saber sobre São Silvestre! Você é um poeta!!! Um grande Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá lindinho!!!
    Li este texto no dia que vc postou e foi uma injeção de ânimo para mim... Esta passagem de ano foi muito especial e diferente, mas vc conseguiu me dar coragem.
    Brigadão lindinho!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir