quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal enfeitado em Sant Cugat

Olá amigos,

retomando de onde parei, a rinite já foi embora.
Neste dia 23 de dezembro, gostaria de falar de tanta coisa, que nem sei por onde começar.
Apesar do título da mensagem, gostaria de dizer que mesmo no meio dos enfeites de Natal numa cidade européia, o meu coraçao está em terras brasileiras. Nestes últimos dias tenho pensado muito nas pessoas queridas que fazem parte da minha vida.Tem passado em minha cabeça vários momentos de muitos anos do mês de dezembro, e fico pensando como está sendo este de 2010...

Hoje foi o último dia de aula, e na segunda disciplina- Músicas e Culturas, o professor nos brindou com um filme que mostrava várias questoes que vínhamos estudando durante o trimestre. O nome do filme em español é "Tocando el Vento": é um filme ingles(título original:Brassed Off) de 1997 e seu diretor é Mark Herman.Conta a história de uma mina de carvao de uma cidade pequena ao norte da Inglaterra que está para ser fechada e seus funcionários despedidos. A banda de música centenária da cidade, formada pelos mineiros, corre o risco de desaparecer; mas o maestro da banda encoraja seus companheiros para que nao desistam, pois estao participando de um concurso nacional. O período em que passa a história é no governo de Margareth Thatcher. É uma história emocionante e eu lembrei muito do início dos meus estudos de música na banda de música da minha cidade de Volta Grande, quando tocava clarineta.Neste filme, com histórias de música, de tristeza, de alegria, de amor e de desespero, denuncia também os problemas sociais daquele período. Vale a pena procurar e assistir.



Quando terminou o filme, em meio às felicitaçoes de bom natal e ano novo, ainda estava meio atordoado e pensativo com a história do filme. E caminhando pela universidade, fui me lembrando, enquanto olhava para as árvores sem folhas, que tinha tirado umas fotos pela manha para mostrar para vocês os pinheiros. A maioria das árvores já estao desfolhadas, mas os pinheiros estao lá: bonitos e imponentes. Pude ver de perto (uma expressao muito boa, nao?)o porque que as árvores de natal no Brasil sao num formato que eu nunca tinha visto(quando era criança); pelo menos nas matas mineiras. A gente vai ganhando entendimento de pouco a pouco.(risos)Para os europeus é claro: todas as árvores estao secas, sem folhas,(podemos dizer, que aparentemente, sem vida)enquanto que os pinheiros estao verdes, com muita vida.Daí,o simbolismo da celebraçao da vida através da árvore de natal. E a vida sempre brinca com a gente: por ironia, fui morar num bairro que se chama "Pinheiros".(risos)




E os enfeites de Sant Cugat prometidos?
Bem, vocês irao ver a árvore de natal iluminada (que lembra muito mal os pinheiros acima)e nas fotos dá pra ver o clima de todo mundo na rua passeando e comprando. O mosteiro, tocando o seu sino, e ninguém ouvindo: na frente montaram uma tenda de lona e parecia que era um espetáculo de natal. É... Mas, nem todos pensam que o natal é a época de comprar presentes e nada mais. Acredito, que como os mineiros que eu vi no filme buscando algo que nao se compra, muitas pessoas sabem o real significado do natal e o que se busca.
Por exemplo, eu vi um coral de crianças cantando nas ruas de Sant Cugat, bem próximo ao mosteiro e à tenda montada em frente. Parece que todos os anos os corais de crianças daqui saem pelas ruas cantando cançoes de natal: levar um pouco de música suave aos ouvidos duros. E uma das cançoes que nao podia faltar era o Noite Feliz; que aqui foi Bona Nit!

As crianças cantando:



E os enfeites pela cidade:












FELIZ NATAL COM MUITA LUZ!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário