quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Frio e Manga!

Olá amigos,

que saudades do calor do Brasil. Aqui, o frio nao dá trégua.Em toda a Europa, tem acontecido nevascas enormes. Por aqui, ainda nao nevou,mas possivelmente já deve ter tido alguma geada leve pela manha: eu nao fui verificar. (risos)
Mas aqui, em Sant Cugat e proximidades de Barcelona, a temperatura é sempre mais amena porque estamos no litoral: vale lembrar que em Barcelona tem praia. Entao a temperatura é sempre um pouco mais quente do que no resto do país, apesar de por um outro lado, os Pirineos estarem situados na Catalunya.
A temperatura média durante o dia é entorno de 8 a 10 graus em dias de sol e pode-se dizer, os mais quentes. Depois das 17h, o frio começa aumentar e às 17h30 por aí, o sol já se pôs. Durante a noite, cai para uns 6 graus e depois da 00h vai caindo até uns 2 graus. Pela manha, a temperatura deve chegar por volta de 1 ou 0 graus. Eu vou verificando todos os dias a temperatura através da internet e assim eu me organizo com a roupa e os acessórios como cachecol, luva, meias mais grossas, etc.
Temperatura de geladeira! Aí eu lembro do calor e do período das mangas:os pés de manga carregados e a gente pegando para chupar debaixo do pé. Para todo lado que olha, tem um pé de manga carregado, de vários tipos de mangas: é só escolher a que mais gosta e começar a pegar e a chupar. Pode também fazer suco( que é uma delícia), doce... Eu fazia em casa o suco e depois colocava nos saquinhos de plásticos: em Minas era o "chupe-chupe":cenas da minha infância em Volta Grande. Ser criança ou adulto, e chupar manga debaixo do pé, é muito bom.
Aqui, quando saiu para dar uma volta, no máximo consigo ficar uma hora caminhando porque vai esfriando cada vez mais e logo, logo sinto a necessidade de um abrigo quentinho.
Este clima é sempre um convite para ficar em casa, ou num lugar fechado e também, lógico, para uma boa leitura ou um bom estudo. E por falar em leitura, fui conhecer a biblioteca municipal de Sant Cugat. É muito aconchegante, com poltronas dispostas em círculo para leitura próximas de uma vista para fora(paredes de vidro)muito bonita. O ambiente é leve, com um espaço grande bem iluminado, com vários tipos de acomodaçao para a leitura e trabalhos e estantes de madeira espalhadas por toda a biblioteca de acordo com os assuntos. A disposiçao dos móveis dá uma leveza e um aconchego para o lugar incrível. E mesmo durante este período de festas e férias, estava lotada de pessoas lendo jornais, revistas, livros, escutando música, utilizando os computadores, fazendo trabalhos diversos. E todo o tipo de público: desde criança a pessoas idosas frequentavam o espaço. Teve um momento, eu estava lendo uma revista sobre música (só para variar um pouco), que nao tinha mais poltrona para sentar.
Eu fui só para conhecer e ver como era a biblioteca e acabei passando duas horas lendo e nem percebi: realmente a biblioteca é muito convidativa e com este friozinho, melhor ainda.
Por favor, quem puder, pegue uma manga e aproveite por mim. Aqui, a manga é a fruta mais cara no mercado e é utilizada para fazer pratos chiques. Por mais que eu tenha vontade de chupar uma manga, estas daqui nao tem nem a cor, nem o visual e nem o cheiro de uma manga madura daí; e certamente nao terá o mesmo sabor.
É, com frio e com vontade de chupar uma manga.

Um comentário:

  1. Puxa Zé!!!
    Teu texto só me lembra o quanto não valorizamos as coisas quando estamos ao lado delas..... Você escreveu de um jeito que me deu até vontade de comer uma manga... rsrsrsrsrsrsrs e (sem querer fazer vontade) elas estão disponíveis pelo caminho! Adoro te acompanhar "à distância".
    Super beijo.
    Tereza

    ResponderExcluir