quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Maracatu do Chico Rei: uma interpretaçao.

Olá amigos,

ontém estava pensando que tenho falado pouco sobre música. Mas, gostaria de continuar contando os meus causus também. Entao, resolvi fazer assim: conto um causu e conto uma nota musical.Ou, melhor, causus com música.
O tema do meu mestrado é sobre a influência da música afro-brasileira na obra de Mignone e de Guarnieri, e para fazer um recorte, porque a produçao musical destes dois compositores è enorme, escolhi a Dança Negra e o Três Poemas Afro-brasileiros do Guarnieri e o Maracatu do Chico Rei de Mignone.Hoje, buscando pelo youtube alguma gravaçao nova destas obras, que eu ainda nao tinha escutado (pesquisa é isso: é sempre ir atrás de mais alguma coisa a respeito do seu assunto), me deparei com um video muito interessante. É da Orquestra de Metais Lyra de Tatuí interpretando o Maracatu do Chico Rei: quer dizer, de uma parte da obra, que é um bailado (um balé, do francês ballet)composto por Francisco Mignone em 1933. A orquestra de metais interpreta uma parte que é muito conhecida do Maracatu de Mignone, o "Quizomba". Nesta parte o coral canta uma melodia afro-brasileira. Depois, em outro momento, vou falar mais sobre esta obra maravilhosa do Mignone.
O que me chamou mais atençao neste video foi a espontaneidade dos jovens músicos: isso mesmo, sao jovens tocando. E melhor, afinados e muito musicais. Me surpreendeu. Creio que o próprio Mignone gostaria de ter visto esta interpretaçao bem peculiar deste grupo. Aos poucos vou falando sobre o assunto do meu mestrado e apresentando as curiosidades que vier encontrando.Depois apresento(aos poucos), para quem ainda nao conhece, a obra original que é para grande orquestra e coro sinfônico.
Assistam!E depois me contem se gostaram.



Um comentário:

  1. Olá, Maestro José Roberto

    Linda apresentação, muita técnica,
    a coreografia faz com que fique mas
    dificil, estão de parabéns.

    Estou acompanhando seu bloq, adorei
    as fotos que enviou, sucesso.
    Sil
    fica com Deus.

    ResponderExcluir