sexta-feira, 3 de junho de 2011

Horas em Catalao!

Olá amigos,

aprender a dizer as horas em catalao em princípio é meio complicado. Na aula sobre as horas em catalao, eu saí com a sensaçao que realmente tinha estudado mas nao aprendido. risos
Bem, quando foi chegando o dia da prova, eu estava estudando e escutei o sino do mosteiro tocar e prestei atençao: tocou duas vezes. Eu olhei no relógio e nao eram duas horas. Aí resolvi ficar atento com as badaladas. Tocou tres, e vi que era hora e 45 minutos (nao lembro da hora exata). Já estava de olho no meu relógio esperando o sino tocar: tocou 4 vezes o sino mais fraco, e depois a hora exata o sino mais sonoro. Naquele momento eu entendi as horas em catalao.
Eles contam as quartos de tempo, como em outras linguas, mas com um detalhe: todos os quartos de tempo fazem parte da hora seguinte. Já explico:
14h45: sao 3 quartos de 15h.
14h30: sao 2 quartos de 15h.
14h15: é 1 quarto de 15h.
E nao se fala horas no final, mas o período do dia:
El matí: des de les 06h fins a les 12h
El migdia: des de les 12h fins a les 15h
La tarda: des de les 15h fins a les 19h
El vespre: entre les 20h i les 21h
La nit: des de les 21h fins a les 00h
La matinada: des de la 1h fins a les 05h

Agora tá fácil!

Um comentário: